Mandei que fizessem um trabalho sobre o assunto em questão e, ao me aproximar de dois meninos, falei para um deles olhar como o do colega ao lado estava bonito. Aí você vê, né? São meninos. Deve ter sido por isso que, ao me entregar o seu, o menino com quem eu havia falado me pediu para que lesse o que havia escrito:
Quero dizer que nem adianta, ok? Nem vem, agora já sei como é e não caio mais nessa. Por anos eu valorizei o interior dos livros, o conteúdo dos livros. Por anos eu busquei me surpreender com o que os livros tinham a oferecer. Por anos a fio eu julguei os livros não pelas suas capas, mas pelo que havia em suas páginas. Olha, deu no que deu. Ou seja, não deu.
Não custa nada dar uma olhada na capa, eis a lição que aprendi ao longo dos anos. Se, depois da capa, vier uma historinha infantil ou uma história mal contada ou uma história cheia de erros de ortografia ou letras de músicas de gosto duvidoso ou palavras arrogantes ou alguns outros ou que fazem de mim esta pessoa um pouco exigente, é só desistir de ler o livro. Parece simples. De repente funciona. Não me custa olhar as capas.
[Capas, sejam atraentes, me provoquem arrepios e me façam pensar uau, este é o livro que eu levaria para minha cama e leria toda noite mas, por favor, capas, não sejam só isso, tá? Livros sem conteúdo, por mais bonitos que sejam, não servem nem para enfeitar minha estante]
Talvez eu até comece pela capa. Tem que haver atração de alguma maneira, certo? Mas se a história não envolver, se tocar... Daí não dá. Deixo-o como decoração. Algo bonito pra se olhar — e só.
ResponderExcluirBeijos
MF, eu não começava pela capa (embora a capa que tinha em mãos, em momentos distintos, também me agradasse) e fazia disso um lema, uma necessidade de, antes de tudo, avaliar o conteúdo do livro.
ResponderExcluirAcho que posso mudar meu foco. Só não acho que conseguirei ter um objeto cuja única utilidade seja estar ali para ser olhado. Meus olhos cansam de admirar o vazio, ainda que escondido numa bela estampa. Objetos expostos juntam poeira. Enfim...
=****
ps: muito bom te ver por aqui! :)
Lê pelo menos a orelha.
ResponderExcluirSujeito Oculto sumido, adorei isso!
ResponderExcluir:)
Acho eu que o problema está na contracapa.
ResponderExcluirMas dá pra folhear o livro antes de checá-la, não?
Miro, dá. Na verdade, folhear o livro me dá muito mais prazer do que ficar admirando capas ou contracapas...
ResponderExcluir